"Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos" (Pitágoras)







"ÀS MINHAS CRIANÇAS"

smileys falando

segunda-feira, 17 de maio de 2010

"DIAS DA SEMANA"

ORIGEM DOS DIAS DA SEMANA
A semana tem a ver com a duração de cada uma das quatro fases da Lua. O nome deriva do latim "septmana", que significa "sete manhãs".

· Os nomes dos sete dias da semana têm origem no calendário babilónico.


· Os babilónios nomearam os dias com os nomes dos planetas que conheciam (os cinco planetas visíveis a olho nu que conhecemos hoje - Marte, Mercúrio, Júpiter, Vénus e Saturno - e incluíram o Sol e a Lua).
· Mais tarde, os romanos passaram a usar também os nomes dos dias na semana do calendário babilónico.


Em Latin os dias da semana estão ordenados da seguinte maneira:

dia do Sol- dia da Lua- dia de Marte- dia de Mercúrio- dia de Júpiter- dia de Vénuse- dia de Saturno
Parece que está tudo desordenado, mas era porque respeitava o sistema astronómico do sábio grego Aristóteles, que tinha a ver com o afastamento dos astros em relação à Terra (ele ordenou-os assim devido à velocidade do seu movimento).
Mas em português os nomes dos dias da semana não são como os outros? Porquê?
Em português, os dias não foram nomeados segundo a origem romana por influência da religião cristã.Repara na explicação.
A Páscoa, no início do Cristianismo, durava uma semana, que era reservada para orar.Esses dias eram os feriaes, ou seja, os feriados.
· Os feriaes começavam pelo sábado (da palavra hebraica shabbat), como os hebreus faziam.
· O dia seguinte ao sábado seria o feria prima (que corresponde ao domingo), depois seria o feria secunda (segunda-feira), e assim por diante.
· O imperador Flávio Constantino (280-337 d.C.), após a sua conversão ao Cristianismo, substituiu a denominação de Dies Solis ou Feria prima para Dominica (Dia do Senhor), adoptada pelos povos latinos.Contudo, se noutras línguas os nomes dos dias se mantiveram como no tempo dos romanos, nós... ficámos assim.
Mais uma curiosidade:
Porque terminam em feira os outros dias da semana?
O termo "feira" surgiu em português porque, na semana de Páscoa, todos os dias eram feriados, as férias, e o mercado funcionavam ao ar livre, as feiras.
Preservando o domingo, dia do Senhor, como primeiro dia da semana, a igreja instituiu a secunda feira, a segunda-feira e assim sucessivamente. Estava criada a semana portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário