"Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos" (Pitágoras)






"ÀS MINHAS CRIANÇAS"

smileys falando

sábado, 13 de fevereiro de 2010

"DIA DE S.VALENTIM"




Embora ainda sejamos crianças não quisémos deixar passar despercebido o "Dia dos Namorados" que se comemora em homenagem a S.Valentim e fizémos estas lindas borboletas a que chamámos as
"Borboletas da Amizade".
Defenimos também o que para nós é a AMIZADE. Nós dissémos e a nossa Professora escreveu.

AMIZADE É..

... para dar cartões e abraços! - Valéria

... é amor! - Diogo Carril

... é estar com os amigos! - Raquel

... é estar com os pais! - Bruna

... é brincar! - Rita

... para quem se vai casar dar um beijinho de amor! - David

... dar passeios! - Tiago Silva

... jogar à bola com os amigos! - Miguel

.. . para amar! - André Ribeiro

... é para estar toda a família reunida como no Natal! - André Monteiro

... andar de bicicleta com os amigos! - Gustavo

... correr com os amigos! - Tiago Perdigão

... ser amigo dos outros e não lhes fazer mal! - Marco

... pintar com os amigos! - Íris

... trabalhar na escola! - Yusuke

... para vestir fatos de amizade aos corações! - Ruben

... passear com os amigos! - Cristina

... fazer ginástica com os amigos! - Patrícia

... é ter um bom futuro! - Rodrigo

... para ficar em casa! - Diogo Teixeira

... dar uma carta aos meus amigos! - Diogo Ventura

... é fruta! - Pedro Yin

... é gostar dos outros! - Gonçalo

A nossa turma foi convidada a participar num projecto/programa de rastreio que tem como finalidade medir o índice de massa corporal das crianças do 1º ao 4º ano de várias escolas, como forma de prevenção da obesidade infantil. Os dados recolhidos hoje têm apenas fins estatísticos.
A participação dos alunos passa, nesta fase, pela medição do peso, da altura e da massa gorda.
Esta medição foi feita com a colaboração dos professores de Educação Física da nossa escola, na sala de aula e dentro do nosso horário escolar. Gostámos muito e estamos anciosos por saber os resultados!
Se queres prevenir a obesidade infantil e não pertencer a este grupo de risco...
- pratica exercício físico com regularidade ou um desporto que gostes;
- tem uma alimentação equilibrada;
- bebe muita água;
- não comas doces em excesso;
- tem uma vida saudável e cuida do teu corpo.

"Origem do Carnaval"

Como todos sabem o Desfile de Carnaval foi cancelado, mas nem por isso deixámos de nos divertir como podem ver pelas imagens que se seguem!!!...


... A Espanholita!!!
...desfilando...e......esperem por mim!
...o que acham???
...que pose!
...para mais tarde recordar...
...só os rapazes!
...e só as raparigas!
...todos juntos...
...ainda vem mais alguém?
para saber mais...
ORIGEM DO CARNAVAL
O Carnaval é um período de folia próprio dos costumes ocidentais. Este período é constituído pelos três dias que antecedem a quarta-feira de cinzas, no calendário religioso ocidental, em que se inicia o período de abstinência (jejum) da Quaresma, que tem a duração de 40 dias. Daí o nome de Carnaval, "adeus carne". Em Portugal, utiliza-se também a designação de Entrudo, nome que recorda a entrada na Quaresma. As suas raízes encontram-se nos velhos cultos romanos que celebravam o fim do Inverno e o começo da Primavera. A data do Carnaval varia de acordo com a data do dia de Páscoa. As comemorações do Carnaval estenderam-se para fora da Europa com a difusão do cristianismo. Ao longo dos tempos, o Carnaval foi sendo aproveitado para inúmeras brincadeiras, muitas delas troçando das autoridades, dos costumes e de certas personalidades. Batalhas de água, ovos e outras coisas são comuns nesta época, tornando este um período um pouco agitado e de muito divertimento. Já então era válido o ditado português: "É Carnaval, ninguém leva a mal!". O Carnaval é festejado tradicionalmente numa terça-feira (terça-feira gorda) com desfiles, máscaras e brincadeiras. Actualmente, as celebrações são muitas vezes grandes eventos organizados por associações ou mesmo pelos municípios. Em Portugal, as máscaras e brincadeiras permitem que homens, mulheres, ricos e pobres, façam crítica política e social, ao longo dos corsos por todo o país.

PAINEL DO CARNAVAL


As teorias modernas de educação, didáctica e pedagogia defendem que a participação da família no processo ensino-aprendizagem é um elemento de extrema importância no sucesso escolar dos alunos.
Cabe-nos a nós Professores solicitar essa participação de forma activa, e é o que mais uma vez fizémos ao pedir que colaborassem na decoração de mascarilhas para explorarção de actividades inerentes ao Carnaval.
E tal como combinado as Professoras do 1.º Ano elaboraram um Painel colectivo com as máscaras que os Pais/Encarregados de Educação tiveram a gentileza de decorar. Agradecemos a sua colaboração que tem correspondido, no meu caso especificamente, às expectativas.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

INFORMAÇÃO DE ÚLTIMA HORA

Informam-se todos os pais e encarregados de educação dos alunos da EB da Quinta do Conde n.º 3, que o Desfile de Carnaval dos estabelecimentos de Ensino, marcado para a próxima 6.ª feira, dia 12 de Fevereiro foi anulado.
Esta decisão, tomada pela Autarquia, no dia de hoje, em reunião realizada com os representantes de todos os Agrupamentos do Concelho, justifica-se com o facto de estar previsto para esse dia um agravamento das condições atmosféricas.
Mais se informam todos os pais e encarregados de educação que a realização deste Desfile está prevista para o início do 3.º período.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

"Já chegou o Carnaval"


"Matematicando com as barras cuisenaire"

"Carnaval, Festa e Alegria!!!

No âmbito do Carnaval e para dar cumprimento ao PAA, mais uma vez pedimos a colaboração dos Pais/Encarregados de Educação na elaboração de "máscaras" e como já vem sendo hábito mais uma vez estão de Parabéns, pois fizeram trabalhos fantásticos como podem ver nas imagens que se seguem. Aos que já fizeram o "nosso muito Obrigado", aos que ainda não enviaram ficamos ansiosos à espera (o prazo termina amanhã).







sábado, 6 de fevereiro de 2010

"O Passarinho do Pedro"

As "nossas habilidades" com o Tangram inspiraram o Pedro Yin, que com a sua paciência típica dos Chineses nos ensinou a fazer "Um Passarinho" a partir de dobragens num quadrado de papel.
Vejam só como ficaram fantásticos os nossos passarinhos coloridos.
Muito obrigado Pedro!






Primeiro dobramos o quadrado ao meio, em diagonal














depois dobramos novamente ao meio (a ponta de baixo) ... assim, estão a ver?








...sim e depois??? Como fazemos?
...é assim?








Sim! Fica como este, estão a perceber?





Que fantástico! Ficaram mesmo maravilhosos!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Matematicando com o "Tangram"

A Matemática não é aquele bicho-de-sete-cabeças que muitos pensam!Não são só contas e problemas chatos de resolver. Ela está sempre presente em tudo o que fazemos e ajuda-nos a desenvolver o nosso raciocínio lógico.
Vejam só que lindas "Composições" que nós fizémos com o Tangram, mas primeiro vamos contar, para quem ainda não sabe, a origem do Tangram.
Tangram
Conta-se que um dia, na China há 4000 anos, o Imperador Tan partiu o seu espelho quadrado quando o deixou cair ao chão. O espelho partiu-se em sete bocados. Tan, apesar de um pouco aborrecido com a perda do espelho, descobriu uma forma de se entreter, foi construindo figuras e mais figuras usando sempre as sete peças, sem as sobrepor. Assim se pensa ter aparecido o conhecido puzzle chinês, Tangram. Este puzzle também conhecido pela "placa das sete astúcias", possibilita a construção de diversas figuras partir de sete polígonos muito simples.
Para obter um Tangram basta decompor um quadrado tal como mostra a figura:


E agora os nossos trabalhos:

Deixa-me ver como se faz...é assim?

Está quase, mas...

Queria tanto que fosse novamente...NATAL.

O que sairá daqui?

Mãos à obra...


Estou a pensar...

Já consegui!

Está quase, é só mais um pouquito de paciência.

Acho que vou desistir...

Já está! E que bonito que ficou!...não acham?